O Blog da Revista Expor é um projeto pedagógico que tem por objetivo oportunizar um espaço para a exposição e divulgação de ideias, conhecimentos ,informações, projetos,pesquisas, opiniões e produções textuais de alunos e professores da E.E Batista Renzi
Sejam todos bem-vindos!

terça-feira, 10 de novembro de 2015

PROJETO FOLCLORE

 APRESENTAÇÃO


Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros.
O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura de forma que nos tornamos, como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.
O folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular, considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico  de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore riquíssimo. Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas de expressão e manifestações folclóricas, as festas populares, o artesanato e a medicina popular, danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares, superstições.
Nesse projeto, utilizamos várias estratégias metodológicas, tendo em vista a reflexão, a mobilização e a conscientização para discernir a importância do assunto folclore.

OBJETIVO GERAL

  Valorizar e vivenciar o saber folclórico, por meio do convívio social, por via oral  ou por imitação resgatando as manifestações folclóricas.
  Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
  Incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social;
Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;

 CONTEÚDO ESPECÍFICO   

    -Lendas típicas
          -Adivinhas
    -Leitura e escrita
          -Trava-línguas
          -Piadas
          -Lendas da nossa região

OBJETIVO ESPECÍFICO


Conhecer e resgatar algumas lendas, inclusive as regionais;
Conhecer e valorizar a própria cultura;
Estabelecer relação entre o falado e o escrito; 
Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
Identificar-se como parte integrante da cultura popular;     
Pesquisar e registrar as diversas manifestações culturais do folclore de cada região
Identificar o uso da linguagem formal e informal;
Trocar ideia e respeitar a percepção do outro;
Construir conhecimentos na interação com O outro e com o meio.

DESENVOLVIMENTO

   Divulgação do projeto em toda a escola com cartazes chamativos.
·        Pequisa na biblioteca: A origem da palavra folclore
·        Relatório da pesquisa – oral e escrito.
·        Pesquisa de campo – coletar dados do que há de folclore em seus afazeres, na própria família, no lugar onde você mora.
·        Entrevista com uma pessoa mais velha, para descobrir sobre brincadeiras, comidas, danças e outros.
·        Contando história: Lenda/ Saci Pererê, curupira ( bibliotecária)
·        Campeonato de adivinhas.
         Este projeto foi desenvolvido, possibilitando um trabalho interdisciplinar. Com metodologias variadas, de forma prazerosa e significativa, utilizando a divulgação, a pesquisa, a entrevista, contando história, e outros.

Português
·     
·        Distribuir as fichas com adivinhas para cada aluno e pedi-los para registrar no caderno e, em dupla perguntar para seus colegas. Em seguida fazer também o registro da adivinhação do seu colega. Assim que terminarem, fazer troca das fichas com as outras duplas.
·        Distribuir uma folha para cada aluno e pedir que cada fila faça o seguinte:
·        Fila 1 – citar e ilustrar os tipos de lendas.
·        Fila 2 – adivinhações.
·        Fila 3 – superstições
·        Fila 4 – brincadeiras
·        Fila 5 – dança e músicas (cantos)
 Filme: SÍTIO DO PICA PAU AMARELO
TEATRO: SÍTIO DO PICA PAU AMARELO
APRESENTAÇÃO:  ALUNOS DO 1 ª ENSINO MÉDIO  B
DATA : 14/10 as 14:00H

Matemática
Regras das brincadeiras de antigamente e de hoje – jogo amarelinha.
Sistema numérico.
Situações problemas.
Terra, nossa casa, as culturas dos lugares/ onde surgiram ( mapas).
Crenças da famílias.

Ciências
O homem como ser social e que vive influenciado pela diversidade cultural/ natureza.

Religião
       Respeito às crenças, às diferenças.
      Valorizar a cultura do outro.


AVALIAÇÃO


         A avaliação aconteceu durante  todo o processo de trabalho, através de discussões em grupo e a participação de cada um.
         Os instrumentos avaliativos foram diversificados como auto-avaliação, registro sistemáticos, comentários sobre as atividades, registro da entrevista, reescrita, comentários sobre as atividades, habilidades e o interesse dos alunos durante todo o processo ensino-aprendizagem.


Período de 22/08 a 03/10


Fotos





PRODUTO FINAL

TEATRO: SÍTIO DO PICA PAU AMARELO
APRESENTAÇÃO:  ALUNOS DO 1 ª ENSINO MÉDIO  B
DATA : 14/10h às 14:00H

PROFESSORAS ENVOLVIDAS:
ÉRICA
ELISABETE- ARTES
ELISABETE – INGLÊS


Nenhum comentário:

Postar um comentário