APRESENTAÇÃO
Todo e qualquer ser
humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que
mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou
indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais
a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica,
artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho,
estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros.
O fato é que esses
fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e
formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que
recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura de forma que nos
tornamos, como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de
valores transmitidos por nosso grupo social é sua identidade.
O folclore pode
ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular,
considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu
folclore riquíssimo. Oferecer oportunidades de conhecer e resgatar a
cultura popular que diz respeito à nossa tradição através das diferentes formas
de expressão e manifestações folclóricas, as festas populares, o artesanato e a
medicina popular, danças e os “causos” contados pelo Brasil afora, na
literatura sob a forma de poemas, lendas, fábulas, ditados populares, superstições.
Nesse projeto, utilizamos várias estratégias metodológicas, tendo em vista a reflexão, a mobilização e a conscientização para discernir a importância do assunto folclore.
OBJETIVO GERAL
Interessar-se por conhecer diferentes formas de expressão cultural;
Incentivar a entender a sabedoria popular e sua influência e na vida social;
Envolver as famílias nas atividades desenvolvidas na unidade escolar;
CONTEÚDO ESPECÍFICO
-Lendas típicas
-Adivinhas
-Leitura e escrita
-Trava-línguas
-Piadas
-Lendas da nossa região
OBJETIVO ESPECÍFICO
Conhecer e resgatar algumas lendas, inclusive
as regionais;
Conhecer e valorizar a própria
cultura;
Estabelecer relação entre o falado e
o escrito;
Conhecer semelhanças e diferenças
entre os gêneros da escrita, presentes no folclore brasileiro;
Identificar-se como parte integrante da
cultura popular;
Pesquisar e registrar as diversas
manifestações culturais do folclore de cada região
Identificar o uso da linguagem formal
e informal;
Trocar ideia e respeitar a percepção
do outro;
Construir conhecimentos na interação com O outro e
com o meio.
DESENVOLVIMENTO
Divulgação do projeto em toda a escola com cartazes chamativos.
· Pequisa na biblioteca: A origem da palavra folclore
· Relatório da pesquisa – oral e escrito.
· Pesquisa de campo – coletar dados do que há de folclore em seus afazeres, na própria família, no lugar onde você mora.
· Entrevista com uma pessoa mais velha, para descobrir sobre brincadeiras, comidas, danças e outros.
· Contando história: Lenda/ Saci Pererê, curupira ( bibliotecária)
· Campeonato de adivinhas.
Este projeto foi desenvolvido, possibilitando um trabalho interdisciplinar. Com
metodologias variadas, de forma prazerosa e significativa, utilizando a
divulgação, a pesquisa, a entrevista, contando história, e outros.
Português
·
· Distribuir
as fichas com adivinhas para cada aluno e pedi-los para registrar no caderno e,
em dupla perguntar para seus colegas. Em seguida fazer também o registro da
adivinhação do seu colega. Assim que terminarem, fazer troca das fichas com as
outras duplas.
· Distribuir
uma folha para cada aluno e pedir que cada fila faça o seguinte:
· Fila
1 – citar e ilustrar os tipos de lendas.
· Fila
2 – adivinhações.
· Fila
3 – superstições
· Fila
4 – brincadeiras
· Fila
5 – dança e músicas (cantos)
Filme:
SÍTIO DO PICA PAU AMARELO
TEATRO: SÍTIO DO PICA PAU AMARELO
APRESENTAÇÃO: ALUNOS DO 1 ª ENSINO MÉDIO B
DATA : 14/10 as 14:00H
Matemática
Regras
das brincadeiras de antigamente e de hoje – jogo amarelinha.
Sistema
numérico.
Situações
problemas.
Terra,
nossa casa, as culturas dos lugares/ onde surgiram ( mapas).
Crenças
da famílias.
Ciências
O homem
como ser social e que vive influenciado pela diversidade cultural/ natureza.
Religião
Respeito às crenças, às diferenças.
Valorizar a cultura do outro.
AVALIAÇÃO
A avaliação aconteceu durante todo o processo de trabalho, através de
discussões em grupo e a participação de cada um.
Os instrumentos avaliativos foram diversificados como auto-avaliação, registro
sistemáticos, comentários sobre as atividades, registro da entrevista,
reescrita, comentários sobre as atividades, habilidades e o interesse dos
alunos durante todo o processo ensino-aprendizagem.
PRODUTO FINAL
TEATRO: SÍTIO DO
PICA PAU AMARELO
APRESENTAÇÃO: ALUNOS DO 1 ª ENSINO MÉDIO B
DATA : 14/10h às 14:00H
PROFESSORAS ENVOLVIDAS:
ÉRICA
ELISABETE- ARTES
ELISABETE – INGLÊS
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