O Blog da Revista Expor é um projeto pedagógico que tem por objetivo oportunizar um espaço para a exposição e divulgação de ideias, conhecimentos ,informações, projetos,pesquisas, opiniões e produções textuais de alunos e professores da E.E Batista Renzi
Sejam todos bem-vindos!

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Minotauro

     O mintauro (touro de minos) é uma figura mitológica criada na Grécia antiga, com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginário dos Gregos , levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na ilha de Creta que era governada pelo rei minos.
     Conta o mito que ele nasceu em função de um desrespeito de seu pai ao deus dos mares, Poseidon. O rei minos , antes de tornar-se rei de Creta, Havia feito um pedido ao Deus para que ele se tornasse  o rei. Poseidon aceita o pedido, porém pede  em troca que mino sacrificasse, em sua homenagem, um lindo Touro Branco que sairia do mar. Ao receber o animal , o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar outro touro em seu lugar , esperando que o Deus não percebesse.
     Muito bravo com a atitude do rei, Poseidon resolve castigar o mortal. Faz com que a esposa de minos, Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Isso não só aconteceu como também ela acabou ficando grávida do animal. Nasceu desta união o minotauro. Desesperado e com muito medo, Minos solicitou a dédalos que este construísse um labirinto gigante para prender a criatura. O labirinto foi construído no Subsolo do palácio de Minos, na cidades de cnossos , em Creta.
     Após vencer e dominar, numa guerra, os atenienses, que haviam matando androceu (filho de Minos), o rei de Creta ordenou que fosse enviados todo ano sete rapazes e  sete moças de Atenas para serem devorados pelo minotauro.
     Após o terceiro ano de sacrifícios, o herói Grego Teseu resolveu apresentar-se voluntariamente para ir à Creta matar o Minotauro. Ao chegar na ilha , Ariadne( filha do rei minos) apaixona-se pelo herói  Grego e resolve ajudá-lo , Entregando-lhe  um novelo de lã para que Teseu pudesse marcar o caminho na entrada e não se perder no grandioso e perigoso labirinto. Tomando todo cuidado, Teseu  escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. Usou uma espada mágica, que havia ganhado de presente de Ariadne, colocando fim aquela terrível criatura. O herói ajudou a salvar outros atenienses que ainda estavam vivos dentro do labirinto. Saíram do local seguido o caminho deixado pelo novelo de lã.
O mito do minotauro foi um dos mais contados na época da Grécia Antiga. Passou de geração, principalmente de forma oral. Pais contavam para os filhos, filhos para os netos e assim por diante. Era uma maneira dos Gregos ensinarem o que poderia acontecer á àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os Deuses.


1° ANO D                             Profª Ramilca
- Ayanes Carneiro de Oliveira
- Camilli Mota Takahashi
- Gustavo Vinicius Brandalise Piva
- Higor Catilho Teixeira
- Marcos Miguel Gonçalves Berbel Florentino
- Mayara Pereira dos Santos 




Trote do Batista Renzi 2015

    No último ano de escola na E. E Batista Renzi , é tradicional  que os alunos façam um "trote" entre eles, há cada ano eles desenvolvem brincadeiras mais engraçadas e descontraídas que as outras.
    Neste ano a turma dos terceiros fizeram  uma brincadeira em que as pessoas se vestiam com roupas do sexo oposto, como meninas de boné e bermuda masculina e meninos de vestidos e maquiagem o que  foi incrivelmente engraçado, todos os alunos do 3° se divertiram e divertiram a todos os outros funcionários e alunos da escola.
    Este trote foi considerado pelos professores muito "Saudável", pois não ofendeu a ninguém, não machucou ninguém ou outras coisas do tipo, e não houve desrespeito. Parabéns aos terceiros anos!









terça-feira, 29 de setembro de 2015

Produção da Revista e do Blog 2015


A equipe responsável pela digitação, postagens, edição e revisão da revista coordenada pela professora de Língua Portuguesa Ramilca Andrade, é composta de 6 alunos do 9º ano A.
André Monteiro Gomes
Danilo Barreto de Brito Moraes
Lilian Yuki Nagayassu
Pietra Siste da Silva
Rafael Rodrigues Godoy dos Santos
Vinicius Riogi Lanzi
Os alunos utilizaram a sala de informática da Escola Batista Renzi para a digitação e postagem, além do desenvolvimento da revista.
Diversas salas da escola foram colocadas no projeto, desenvolvendo textos, pesquisas e artigos de opinião. Os professores responsáveis selecionaram os textos e passaram para os alunos citados anteriormente.
Todos os 6 alunos digitaram os textos e após isso cada um ficou responsável por uma função:
·        André: responsável pelo novo layout do Blog;
·        Danilo e Vinicius: Responsáveis pelo design da revista impressa;
·        Lilian: responsável pelas publicações no Blog;
·        Pietra: responsável pela divulgação do Blog pela página do Facebook;
·        Rafael: responsável pela correção dos textos e do perfil do Expor Batista no Facebook;
Os alunos digitaram, conferiram e foram atrás das fotos dos grupos e de possíveis matérias, com grande auxílio dos professores e dos inspetores da escola;  Erica e Marcos.

Palavras pessoais: Tudo isso foi uma ótima experiência para todos nós, aprendemos bastante e também nos divertimos discutindo as ideias pra revista e pro Blog.
Obrigada por tudo e continue acompanhando o Blog!
Lilian Yuki Nagayassu (responsável pelas postagens)


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Artigo de opinião sobre a Islândia

Artigo de Opinião
Por- Suelen Almeida
   A pergunta que fica é: por que algo de tamanha importância  foi minimamente exposto pela mídia? (Para ser sincera nunca foi visto na mídia).A resposta é bem simples: esse conhecimento tem um peso tão grande para os dirigentes de governo que, com tal informação, os cidadãos seguiram esses passos e transformariam a sua realidade política e financeira, onde recursos públicos (os nossos impostos) são corrompidos, gastos sem planejamento, e sem transparência alguma. Mas como são poucos os que se importam em pesquisar e se informar isso não ocorre, pois deixam ser manipulados pelas mídias que mostram apenas o que as interessa, e traz a audiência massiva como forma de distração.
   Um exemplo clássico é a forma como não se investe direito na educação, pois não querem pessoas com grandes potencias a ponto de colocarem seus preciosos cargos em risco.
  Esta informação é de total direito e importância para o povo brasileiro (ainda mais agora com as manifestações pedindo o impeachment da atual presidente da república) que tem motivos para continuar suas reivindicações para uma reforma política e o cancelamento de roubos aos cofres públicos, tornando o país pertencente à população que o conhece tão bem, e que ainda não exerce seus direitos de ´´dono`` sobre ele e assim conseguir restaurar a ´´paz`` brasile.
(Disponível Futuramente na Revista)


9º ano B
Evellyn
Larissa Alanis de Andrade 
Julya Karoline 
Suelen de Almeida 
Rayssa Oliveira 

Fome no mundo

     A carência de alimentos no organismo por períodos prolongados, causando sensações de desconforto e dor, significa Fome.
     Essa sensação é devido à falta de energia que o organismo precisa para continuar com suas atividades vitais. Quando há um período muito prolongado sem alimentos, essa sensação pode se agravar causando mal-estar, dor no estômago, fraqueza e chegar a um óbito.

  • A desnutrição, devido à falta de nutrientes, proteínas e calorias
  • Raquitismo, devido à carência de Vitamina D
  • Anemia, provocada pela ausência de Ferro
  • Vários Distúrbios e doenças causadas pela falta de Vitaminas A e do Complexo B
  • Pobreza
  • Questões naturais como: Clima, Terremotos, Seca, pestes.
  • Reforma agrária precária
  • Má administração dos recursos naturais
  • Conflitos Políticos e Civis
  • Políticas econômicas mal planejadas
  • Superpopulação
  • Guerras
  • Desigualdades sociais
A fome no mundo
O número de pessoas que passam fome em todo mundo em 2009, passaram de 1 bilhão. Este aumento esta relacionado com a Crise Econômica Mundial, que é a principal responsável pelo agravamento deste quadro.
Isso ocorreu devido ao fato de milhares de pessoas em todo o mundo ficarem desempregadas, sendo que muitas tiveram seus salários reduzidos, contribuindo assim para situações precárias e agravamento da fome. Fatores como alta de preços dos alimentos básicos, desaceleração da economia mundial dispondo de poucos recursos para ajuda humanitária, vieram em consequência da crise, piorando a fome no mundo.
Com base nestes dados é necessário que haja uma atitude por parte dos governos de todos os países afetados pela fome, para criarem metas e soluções minimizando a fome, que ainda está presente em pleno século XXI.

O Brasil e a fome
Na década de 80 o Brasil vivia situações precárias de fome, onde quase 40% da população estava em situação de extrema de pobreza.
Atualmente este problema ainda existe, porém não é tão agravante como antes, atingindo uma parcela menor da população, sendo a maioria habitante de zonas rurais e distantes, o que dificulta o acesso e a comunicação com outras regiões.  A fome destas populações está relacionada à falta de recursos para comprarem e adquirirem alimentos. A região mais afetada é o Nordeste.
Com o lançamento do programa Fome Zero, no governo Lula, o índice de fome reduziu bastante, ao contrário da pobreza, que esta relacionada com uma melhor distribuição de renda e reforma agrária, para ser reduzida.
O programa Fome Zero, foi criado em 2003, para reduzir e combater a fome no país, incluindo cozinhas comunitárias, bancos de alimentação e até transferências de dinheiro, reduzindo a fome de mais de 44 milhões de famílias, também reduzindo em 73% a desnutrição infantil.
Este projeto foi fundamental para o Brasil ser líder entre os países em desenvolvimento de combate a fome, segundo dados elaborados pela ONG. Associado a este programa, existe também o Bolsa Família que juntos reduzem ainda mais o problema de miséria e fome no país.

Consequências da Fome
As principais consequências da fome são:


  • A desnutrição, devido à falta de nutrientes, proteínas e calorias
  • Raquitismo, devido à carência de Vitamina D
  • Anemia, provocada pela ausência de Ferro
  • Vários Distúrbios e doenças causadas pela falta de Vitaminas A e do Complexo B
Todas essas carências sentidas pelo organismo afetam o corpo humano, integralmente, contribuindo para diminuir o sistema imunológico responsável pelo combate de várias doenças no organismo, deixando assim o indivíduo exposto a contrair diversas patologias viróticas, bacterianas, causadas por vermes ou protozoários.
A pior de todas as consequências é quando todos estes estágios chegam a um limite, levando o indivíduo à morte.

Causas da Fome
As causas da Fome podem estar relacionadas com alguns fatores como:
  • Pobreza
  • Questões naturais como: Clima, Terremotos, Seca, pestes.
  • Reforma agrária precária
  • Má administração dos recursos naturais
  • Conflitos Políticos e Civis
  • Políticas econômicas mal planejadas
  • Superpopulação
  • Guerras
  • Desigualdades sociais

9º ano A
Agnaldo Pereira de Matos Filho
Bruno Rogerio de Oliveira da Silva
Gabriel de Lucas Oliveira Rezende
Gustavo Bernando Victorino Batista
Nikolas Claiton Giacometti Santos



Vídeos de Mitologia


Vídeos:




1º B
Miqueias
Thamyres
Lucas M
João Vítor



1ºB

Gabriele da Silva
Júlia de Almeida
Larissa Cristina
Laura Santos
Paola Nicole
Vitória de Martino

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Medusa na mitologia


                                                           
     As três irmãs Górdonas – Medusa , Esteno e Euría,  filhas das antigas- eram divindades marinhas , Fórcis ( Phorkys) e sua irmâ , Ceto (Keto) , monstros ctônticos de um mundo arcaico. Sua genealogia é partilhada com outro grupo de irmãs, as Greias , como é explicado na obra Prometeu A correntado , de Ésquilo , que situa ambos os trios de irmãs num lugar longínquo , “ a terrível planície de Cistene”:
Enquanto os antigos artistas gregos , ao pintarvasos e gravar revelos, imaginavam a Medusa e suas irmãs como tendo nascido com uma forma monstruosa , os escultores e pintores do século V a.c passaram a visualizá-lo como sendo bela , ao mesmo tempo que aterrorizante. Numa ode escrita em 490 a.C. Píndaro já falava da “Medusa de belas bochechas”.
     “Lá perto delas suas três irmãs feiosas , as Górdonas , aladas com cobras no lugar do cabelo - odiavam o homem mortal – “
     Numa versão posterior do mito da Medusa , relatada pelo poeta romano Ovídio, a Medusa teria sido originalmente uma bela donzela , “a aspiração ciumenta de muitos pretendentes” , sacerdotisa do templo da Atena. Um dia ela teria cedido ás invertidas do “Senhor dos Mares “ , Poseidon , e deitado-se com ele no próprio templo da Deusa Atena; a deusa então , enfurecida , transformou o belo cabelo da donzela em serpentes , e deixou seu rosto tão horrível de secomtemplar que a mera visão dele transformaria todos os que o olhassem em pedra . Na versão de Ocídio , Perseu descreve a punição dada por Atena á Medusa como “justa” e “merecida”.




A morte da Medusa
     Na maioria das versões do mito , enquanto a Medusa esperava um filho de Poseidon , Deus dos Mares , teria sido decapitada pelo herói Perseu (Semi-deus) , que havia recebido do rei Polidetes de Sérifo a missão de trazer sua cabeça como presente. Com auxílio de Atena , de Hermes , que lhe forneceu sandálias aladas , e de Hades , que lhe deu um elmo de invisibilidade , uma espada e um escudo espelhado o herói cumpriu  sua missão , matando a Górdona após olhar apenas para seu infonsivo reflexo no escudo , evitando assim ser transformado em pedra. Quando Perseu separou a cabeça da Medusa de seu pescoço , duas criaturas nasceram : o cavalo alado Pégaso e o gigante dourado Crisaor.
     Para a acadêmia britânica Jane Harrison , a “potência [da Medusa] somente se inicia quando sua cabeça é cortada , e aquela potência se encontra na cabeça; ela é , noutras palavras , uma máscara com um corpo acrescentado posteriormente  a ela.... a base do Gorgoneion é um objeto de culto, uma máscara ritual mal-comprrendida.”
    Na Odisseia Homero não menciona a Medusa especificamente pelo nome:
    “ A menos que por minha ousadia Perséfone, a terrível,
    Do Hades envie uma pavorosa cabeça de um monstro horrível”,
Ainda para Harrison , “ A Górdona teria nascido do terror , e não o terror da Górdona.”
    De acordo com Ovídio , no Noroeste da África, Perseu teria voado pelo titã Atlas , que segurava o céu em seus ombros, e o transformado  em pedra. Os corais do Mar Vermelho  teriam sido formados pelo sangue da Medusa, derramados sobre algas quando Perseu colocou a cabeça num  trecho do litoral, durante sua breve estada na Etiópia, onde salvou e casou com a princesa Andrômeda. As víboras venenosas que infestaram o Saara também foram citadas como sendo nascidas de gotas derramadas de seu sangue.


1º ano D
Daniel Santos 
Danielly Paiva 
Caroline Pereira 
Gabriela Cruz 
Eduardo Ferreira 
Fernanda Liz