O Blog da Revista Expor é um projeto pedagógico que tem por objetivo oportunizar um espaço para a exposição e divulgação de ideias, conhecimentos ,informações, projetos,pesquisas, opiniões e produções textuais de alunos e professores da E.E Batista Renzi
Sejam todos bem-vindos!

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Minotauro

     O mintauro (touro de minos) é uma figura mitológica criada na Grécia antiga, com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, este personagem povoou o imaginário dos Gregos , levando medo e terror. De acordo com o mito, a criatura habitava um labirinto na ilha de Creta que era governada pelo rei minos.
     Conta o mito que ele nasceu em função de um desrespeito de seu pai ao deus dos mares, Poseidon. O rei minos , antes de tornar-se rei de Creta, Havia feito um pedido ao Deus para que ele se tornasse  o rei. Poseidon aceita o pedido, porém pede  em troca que mino sacrificasse, em sua homenagem, um lindo Touro Branco que sairia do mar. Ao receber o animal , o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar outro touro em seu lugar , esperando que o Deus não percebesse.
     Muito bravo com a atitude do rei, Poseidon resolve castigar o mortal. Faz com que a esposa de minos, Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Isso não só aconteceu como também ela acabou ficando grávida do animal. Nasceu desta união o minotauro. Desesperado e com muito medo, Minos solicitou a dédalos que este construísse um labirinto gigante para prender a criatura. O labirinto foi construído no Subsolo do palácio de Minos, na cidades de cnossos , em Creta.
     Após vencer e dominar, numa guerra, os atenienses, que haviam matando androceu (filho de Minos), o rei de Creta ordenou que fosse enviados todo ano sete rapazes e  sete moças de Atenas para serem devorados pelo minotauro.
     Após o terceiro ano de sacrifícios, o herói Grego Teseu resolveu apresentar-se voluntariamente para ir à Creta matar o Minotauro. Ao chegar na ilha , Ariadne( filha do rei minos) apaixona-se pelo herói  Grego e resolve ajudá-lo , Entregando-lhe  um novelo de lã para que Teseu pudesse marcar o caminho na entrada e não se perder no grandioso e perigoso labirinto. Tomando todo cuidado, Teseu  escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. Usou uma espada mágica, que havia ganhado de presente de Ariadne, colocando fim aquela terrível criatura. O herói ajudou a salvar outros atenienses que ainda estavam vivos dentro do labirinto. Saíram do local seguido o caminho deixado pelo novelo de lã.
O mito do minotauro foi um dos mais contados na época da Grécia Antiga. Passou de geração, principalmente de forma oral. Pais contavam para os filhos, filhos para os netos e assim por diante. Era uma maneira dos Gregos ensinarem o que poderia acontecer á àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os Deuses.


1° ANO D                             Profª Ramilca
- Ayanes Carneiro de Oliveira
- Camilli Mota Takahashi
- Gustavo Vinicius Brandalise Piva
- Higor Catilho Teixeira
- Marcos Miguel Gonçalves Berbel Florentino
- Mayara Pereira dos Santos 




Nenhum comentário:

Postar um comentário