O Blog da Revista Expor é um projeto pedagógico que tem por objetivo oportunizar um espaço para a exposição e divulgação de ideias, conhecimentos ,informações, projetos,pesquisas, opiniões e produções textuais de alunos e professores da E.E Batista Renzi
Sejam todos bem-vindos!

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Tema - As consequências do Consumismo

  Objetivo - Saber de onde vem todas as nossas coisas, os nossos objetos e saber qual é o verdadeiro custo disso, e quem realmente paga o preço. E também fazer as pessoas reflete sobre o ato do consumidor.



Profª Célia
Geografia


                  As consequências do consumismo


  Consumismo, a necessidade de comprar, gastar e obter coisas cada vez mais. Mas será que as pessoas pensam nas consequências que o consumismo provoca? Comprar está virando um hábito cada vez mais constante? E de onde vem os produtos que compramos?
  Todos os produtos que vemos nos supermercados, no shopping nas lojas e em todos os lugares, não estão ali por acaso, muito pelo contrário os produtos passam por várias etapas, vários lugares e pela mão de obra de diversas pessoas.
  E tudo começa com a extração das nossas matérias-primas, como por exemplo o metal. Ele primeiro é extraído, depois passa por várias transformações até estar pronto para se criar o produto final a ser utilizado pelo consumidor. Enquanto isso nos meios de comunicação, serão feitas várias campanhas publicitárias para incentivar e estimular o consumidor a comprar cada vez mais.
  Os consumidores estão sendo cada vez mais manipulados pela mídia, porque ela quer incentivar o consumidor a comprar cada vez mais, e um meio de fazer isso é lançando um produto novo, um atrás do outro e insinuando que os produtos um pouco mais antigos não são bons o suficiente e não vão atender as necessidades do consumidor. E isso infelizmente funciona e o consumidor gasta cada vez mais, às vezes mesmo sem condições; isso gera muitas dívidas e problemas econômicos pois o consumidor gasta além do que ele pode pagar e acaba ficando endividado, esse é apenas um dos problemas gerados. Além disso outro grande problema é o uso além da conta das novas matérias-primas que não são inesgotáveis, e se continuar com esse uso não sustentável, não teremos recursos num futuro próximo.
  Além disso um outro problema é que com tantos produtos novos, as pessoas tem que se livrar dos antigos e infelizmente grande parte é jogada fora e não tem reaproveitamento, muitas pessoas jogam até nos rios, deixam nas ruas largados e isso contribui com a poluição.
  Mais uma grande parte deles podem ser reciclados ou reaproveitados e isso ajudaria muito a solucionar o problema, mas falta mais consciência das pessoas e claro investimento do governo uma atitude que ajudaria muito a reciclagem é a coleta seletiva de lixo, pena que são poucos os lugares onde grande parte do lixo é reaproveitado onde a coleta é seletiva.
  A maior parte do lixo que é colocada em aterros é incinerado, o que é pior ainda, pois a queima do lixo libera substâncias tóxicas no meio ambiente.


8º ano A
Aline Araújo
Giovanna Valéria



Nenhum comentário:

Postar um comentário